‘Mordida exploratória’: biólogo explica motivo de cão comer dedo de influenciador de SC enquanto ele dormia; VÍDEO
12/11/2025
(Foto: Reprodução) ‘Mordida exploratória’: biólogo explica por que cão mordeu dedo de influenciador de SC
Um vídeo do influenciador Matheus Vandré viralizou após ele contar que precisou passar por cirurgia porque seu cão teria mordido e arrancado parte do dedo do pé enquanto ele dormia. O caso gerou debate nas redes sociais e até comentários sobre eutanásia do animal, hipótese que o influenciador descartou (entenda mais abaixo).
Para esclarecer o episódio, o biólogo comportamentalista Pedro Fontoura explicou em um vídeo publicado nas redes sociais na segunda-feira (10), que não se trata de um ataque ou crueldade, mas de um comportamento natural que evoluiu sem limites.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Influenciador relata que perdeu o dedo do pé enquanto dormia
Segundo ele, cães costumam lamber os pés dos tutores e, sem qualquer limite ou afastamento, esse comportamento pode evoluir para “mordidas exploratórias”. Como os cães são naturalmente atraídos por sangue ou secreções corporais, esses odores são intensos e biologicamente chamativos, o que pode tornar a mordida destrutiva quando há contato com esses estímulos químicos.
"Se durante esse processo acontecer uma lesão em pessoas com pouca ou nenhuma sensibilidade, isso pode ser bastante trágico, mas a gente tem que entender que não é um ataque nem um ato de crueldade do cão, é um cruzamento infeliz entre extinto animal e ausência de comunicação e vulnerabilidade humana" disse Fontoura.
O biólogo alertou que, em casos de pessoas acamadas ou com limitações motoras, é essencial garantir supervisão extra dos animais que convivem com elas.
Matheus, que é cadeirante, reagiu à explicação em seu perfil, onde soma mais de 100 mil seguidores e compartilha rotina e conteúdos de humor. Ele garantiu que não pretende doar nem sacrificar o cão, que considera dócil, e publicou fotos do animal para reforçar que não houve agressividade.
"Entendam que isso é um profissional falando, estudou e que entende de comportamento. Acordei, fui direto para o hospital, fiz exames, operei. Estou sem dedo, mas estou bem”, relatou.
Influencidor de SC relata que cão comeu seu dedo e biólogo explica
Reprodução/Redes sociais
Entenda o caso
Um vídeo postado nas redes sociais pelo influenciador de Santa Catarina Matheus Vandré viralizou após ele relatar que precisou fazer uma cirurgia porque, segundo ele, seu cão teria comido o dedo de seu pé enquanto ele dormia. Procurada pelo g1, a unidade de saúde onde ele buscou atendimento disse que não repassa informações sobre os pacientes (assista abaixo).
Na manhã de domingo (9), ele relatou que seguia internado em um hospital de Florianópolis. Matheus disse ser cadeirante e, em um relato nas redes sociais, afirmou que não tem sensibilidade da cintura para baixo.
"Eu acordei sem um dedo no pé. O meu cachorro, ele comeu o meu dedo. Vocês sabem que eu sou cadeirante e da cintura para baixo não tenho sensibilidade. E o meu abençoado, o Bradok, comeu o meu dedo", disse.
Influenciador de SC perde dedo do pé enquanto dormia e relata que cachorro comeu membro
LEIA TAMBÉM:
Responsável por procedimento em modelo é indiciada por lesão corporal
Homem é atingido no peito por tiro, caminha até a esposa e aponta para o autor
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias