Polícia revela substância colocada em refrigerante que causou intoxicação de funcionários de unidade de saúde de SC
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Pronto-atendimento de Santa Cecília, SC
Prefeitura de Santa Cecília/Divulgação
A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (10) a substância misturada ao refrigerante que intoxicou 12 funcionários do pronto-atendimento de Santa Cecília, cidade no Oeste de Santa Catarina, no final de outubro. A delegada Jéssica Borges, responsável pela investigação, informou que clonazepam foi encontrado na bebida.
Os funcionários foram intoxicados em 21 de outubro. Eles tiveram sintomas como vômito, tontura, sonolência, inchaço abdominal e dificuldade na fala.
As vítimas chegaram a ficar internadas e as últimas tiveram alta em 25 de outubro. Duas pessoas, tia e sobrinho, foram presos suspeitos de envolvimento no crime (confira a cronologia mais abaixo).
Os nomes deles não foram revelados e o g1 não conseguiu contato com a defesa deles. Os dois seguiam presos temporariamente até a tarde desta segunda-feira (10).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
🔎O clonazepam é um medicamento controlado usado para tratar crises convulsivas, transtornos de ansiedade e distúrbios do sono. É o calmante mais vendido no Brasil.
Em 21 de outubro, profissionais da unidade de saúde tomaram um café da tarde coletivo com refrigerante. Por volta das 17h, eles passaram mal de forma simultânea.
No dia seguinte, a Polícia Civil começou a coletar provas para esclarecer as circunstâncias do ocorrido e verificar se houve conduta criminosa relacionada à contaminação dos alimentos.
Em 23 de outubro, a investigação informou que o refrigerante apontado como causador do mal-estar coletivo foi levado até a unidade de saúde pela tia de um servidor afastado em 8 de outubro por importunação sexual contra funcionárias. Ele e a tia foram presos temporariamente.
Todos os alimentos e bebidas ingeridos pelas vítimas, na ocasião, foram encaminhados para perícia. Um ponto em comum entre todos os afetados foi o consumo do refrigerante, que estava em uma garrafa de dois litros.
Veja a cronologia da intoxicação
‘Senti ardência e apaguei’, diz vereador vítima de intoxicação
Vereador foi uma das vítimas
O vereador e técnico de enfermagem Márcio Granemann foi um dos 12 funcionários intoxicados. Ao g1, ele contou que sentiu “ardência na garganta” logo após consumir a bebida.
“Tomei dois copos e senti uma ardência na garganta. Era como quando alguém limpa o banheiro ou ambiente fechado e sente o gosto do alvejante. Fiquei tonto e apaguei", relatou.
Polícia investiga intoxicação por refrigerante em SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias