SC recebe alerta de 'perigo' para tempestades e ventos de 100 km/h; veja previsão
04/10/2025
(Foto: Reprodução) Confira a Previsão do Tempo em SC
🌧️⚠️Santa Catarina recebeu um novo alerta de tempestade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), direcionado para 160 cidades o estado. O aviso é válido até 23h deste sábado (4), e afirma que há a possibilidade de queda de granizo, ventos de até 100 km/h e chuvas intensas de até 60 mm por hora ou até 100 mm por dia.
Na quinta-feira (2) o órgão emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para todos os municípios de Santa Catarina com possibilidade de granizo.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Temporal arremessa telhado contra casa, alaga ruas e deixa ponte submersa
A Defesa Civil também divulgou uma nota sobre o risco de temporais entre a tarde e a noite deste sábado (04). A combinação de calor, umidade e áreas de instabilidade pode provocar chuvas fortes em várias regiões do estado.
O risco de ocorrências como alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica é considerado de moderado a alto.
As áreas mais afetadas devem ser a metade leste do estado, com destaque para o Meio-Oeste, os Planaltos e o Alto Vale do Itajaí, onde as instabilidades devem ser mais intensas.
🔴 O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”. Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, ele emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
Combinação de calor, umidade e áreas de instabilidade pode provocar chuvas fortes em várias regiões do estado.
Defesa Civil de Santa Catarina
LEIA MAIS:
FOTOS: veja como temporal em SC deixou ruas alagadas e ponte submersa
Bandeira Azul: SC lidera com metade das praias e marinas premiadas no Brasil na temporada 2025/2026; veja lista
🌸🌧️Primavera com frente fria e ventania no Sul
De forma geral, a tendência é de temperaturas mais altas no interior do Brasil e incertezas ligadas ao possível retorno do fenômeno La Niña ainda neste trimestre.
No Sul, a previsão é de chuva mais próxima da média, mas isso não significa tempo calmo. Frentes frias ainda devem passar com força na região e podem trazer temporais e vento forte.
Depois da instabilidade, o ar frio entra e derruba as temperaturas, o que pode provocar até geada leve em pontos de planalto de Santa Catarina e do Paraná.
Primavera deve começar com tempo frio e chuvoso no Centro-Sul do país
Recomendações da Defesa Civil:
Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
Em caso de ventos fortes evite transitar e ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Chuva intensa em SC
Roberto Zacarias/Secom/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias